REGULAGEM DO MOTOR

A regulagem do motor do seu carro contribui para a redução de emissão de gases poluentes, redução do consumo de combustível, garantia de torque ideal e diminuição na emissão de ruídos.

Recomenda-se uma verificação periódica no funcionamento dos componentes de ignição e injeção eletrônica do veículo para assegurar o perfeito funcionamento do sistema. Fazem parte também de todo o processo de regulagem do motor, a checagem dos:

1) Filtros: quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar, combustível e de cabine ajudam a reduzir o consumo de combustível, o nível de emissão de poluentes e até mesmo a entrada de partículas e gases nocivos no interior do veiculo. Realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros evita danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e pecas do motor;

2) Velas: abasteça em postos de combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos. Troque as velas de ignição periodicamente, conforme a recomendação do fabricante;

3) Cabos: ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, recomenda-se que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição;

4) Correias: a principal função desta peça é o sincronismo entre o virabrequim e o comando de válvulas, principais eixos do motor. Quando a correia quebra, há interrupção nesse sincronismo, o que provoca parada total do veículo. A Cassio Oficina aconselha uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros. A cada troca, é recomendável ainda avaliar o estado das polias e tensionadores, a fim de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.

5) Óleo: a lubrificação consiste essencialmente em separar as superfícies de dois componentes em movimento relativo por meio de uma camada fina de óleo ou graxa, minimizando o atrito. Com o tempo essa camada diminui e o motor comeca a trabalhar em alta temperatura. O prazo médio para efetuar a troca de óleo é a cada 7.000 (sete mil) quilômetros.


 

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